Trazendo todo universo de aprendizado para um ponto de vista de conhecimento
mútuo, o aluno é e será um eterno aprendiz, sempre cheio de dúvidas e
questionamentos, que por muitas vezes são meras repetições no decorrer da vida.
O mestre sempre disposto a ensinar aos alunos coisas maravilhosas desse universo
de sabedoria, fazendo do conhecimento uma arte tão grandioso que os
olhos já mais viram e os ouvidos jamais escutaram.
André (Fisicamente forte/Pescador)
Também era de Betsaida, sócio de seu irmão
Pedro na indústria da pesca pois sua família viviam da pesca predatória no mar
da galiléia. Homem zeloso, sincero e dedicado em sua tarefa inclusive a de
apóstolo. Foi ele quem apresentou Pedro à Jesus. Um dos primeiros discípulos e
também o primeiro missionário em terras estrangeiras, morreu martirizado na
Acácia, onde pregou crucificado em uma cruz em forma de “X’’ , símbolo
religioso conhecido como Cruz de Santo André. Àquele em que João Batista viu o
Espírito Santo descer sobre Jesus, ele o apontou para André e Filipe dois de
seus discípulos, e disse: "Eis o Cordeiro de Deus" (Jo 1.36). Movidos de
curiosidade, os dois deixaram João e começaram a seguir a Jesus e este quando
notou a presença deles e perguntou-lhes o que buscavam. Responderam: "Rabi, onde
assistes?" Jesus (Mestre) levou-os à casa onde ele se hospedava e passaram a
noite com ele. André, homem fisicamente forte, devoto e fiel, foi logo à
procura de seu irmão, Simão Pedro, a quem disse: "Achamos o Messias..." (Jo
1.41). Por seu testemunho, ele ganhou Pedro para o Senhor Jesus.
Ele e Pedro eram donos de uma casa (Mc
1.29) filhos de um homem chamado Jonas ou João, um próspero pescador. Embora o
Evangelho de João descreva o primeiro encontro dele com Jesus, não o menciona
como discípulo até muito mais tarde (Jo 6.8). Isto não contradiz a narrativa de
João; simplesmente acrescenta um aspecto novo e mostra-nos que Jesus não chamou
André e a Pedro para seguí-lo quando se encontraram pela primeira vez. André e
outro discípulo chamado Filipe apresentaram a Jesus um grupo de gregos (Jo
12.20-22). Por este motivo podemos dizer que eles foram os primeiros
missionários estrangeiros da fé cristã. Diz a tradição que André viveu seus
últimos dias na Cítia, ao norte do mar negro.
Bartolomeu (Natanael)
Era de Caná da Galiléia, foi uma pessoa em
quem não se via dolo, fraude, era honesto (Jo 1:47). Acredita-se que tenha
trabalhado na Índia e na Grande Armênia, de acordo com o martirológio romano,
ele foi esfolado vivo pelos Bárbaros e recebeu o golpe de misericórdia através
da decapitação. Falta-nos informação sobre a identidade do Apóstolo chamado
Bartolomeu, supondo que Bartolomeu e Natanael sejam a mesma pessoa, o Evangelho
de João nos proporciona várias informações acerca de sua personalidade. Além do
mais, enquanto os Evangelhos sinóticos concordam em que seu nome Bartolomeu e
seu sobrenome era Natanael. A palavra aramaica bar significa "filho", por isso o
nome Bartolomeu significa literalmente, "filho de Talmai". A Bíblia não
identifica quem foi Talmai.
Tiago - Filho de Alfeu
Originário da Galiléia, o mais jovens dos
apóstolos escreveu a epístolas que leva o seu nome, pregou na Palestina e no
Egito. Há duas versões sobre sua morte, uma é que os judeus o expulsaram do
templo e o apedrejaram, morrendo por fim através de um golpe de paulada; a
segunda hipótese é de que foi crucificado no Egito. Os Evangelhos fazem apenas
referências passageiras a Tiago, filho de Alfeu segundo os estudiosos crêem que
Tiago era irmão de Mateus, na visão da Bíblia que nos sugere saber que o pai de
Mateus também se chamava Alfeu (Mc 2.14), identificado como "Tiago, o Menor",
sendo assim dessa maneira podemos falar com pouca certeza que ele tenha sido
primo de Jesus (Mt 27.56; Jo 19.25). Uma breve teoria afirma que este discípulo
trazia uma estreita semelhança física com Jesus, e como é de conhecimentos de
todos os cristãos uma ótima explicação do por que Judas Iscariotes teve de
identificar Jesus com a saudação de um beijo na noite em que foi traído (Mc
14.43-45; Lc 22.47-48). Pregou na Pérsia onde mais tarde foi crucificado.
Tiago - Filho de Zebedeu
Era de Betsaida, onde trabalhava com a
pesca e tinha personalidade forte e ambiciosa. Foi um dos mais íntimos
discípulos de Jesus. Pregou na Judéia e foi o primeiro mártir entre os
apóstolos, morrendo pela espada de Herodes Agripa I, a tradição diz que isto
ocorreu no ano 44 dC, quando ele seria ainda bem moço. Tiago e seu irmão
responderam prontamente ao chamado de Jesus Cristo.
Os Evangelhos nunca mencionam Tiago sozinho sempre falam de "Tiago e João". Até mesmo no registro de sua morte, que podemos encontrar no livro de Atos onde refere-se a ele como "Tiago, irmão de João" (At 12.2). Ambos estiveram presentes na Transfiguração (Mc 9.2-13), com isso o Senhor e Mestre Jesus chamou a ambos de "filhos do trovão" (Mc 3.17). A perseguição que tirou a vida de Tiago infundiu novo fervor entre os cristãos mesmo diante da ameaça de morte daquela época do rei Herodes Agripa (At 12.5-25). O rei esperava sufocar o movimentos cristão executando líderes como Tiago. "Entretanto a Palavra do Senhor crescia e se multiplicava" (At 12.24).
Os Evangelhos nunca mencionam Tiago sozinho sempre falam de "Tiago e João". Até mesmo no registro de sua morte, que podemos encontrar no livro de Atos onde refere-se a ele como "Tiago, irmão de João" (At 12.2). Ambos estiveram presentes na Transfiguração (Mc 9.2-13), com isso o Senhor e Mestre Jesus chamou a ambos de "filhos do trovão" (Mc 3.17). A perseguição que tirou a vida de Tiago infundiu novo fervor entre os cristãos mesmo diante da ameaça de morte daquela época do rei Herodes Agripa (At 12.5-25). O rei esperava sufocar o movimentos cristão executando líderes como Tiago. "Entretanto a Palavra do Senhor crescia e se multiplicava" (At 12.24).
O aluno escuta o que o mestre fala, pois não
quer deixar de ouvir os seus ensinamentos. Contudo não prendem sua atenção total
nas disciplinas infoco deixando relevar pontos facultativos e guardando na
memória apenas o que desperta interesse. Isso tem explicação científica mesmo
quando em teoria se demonstra que somente 3% é guardado na memória, os 97%
restante não necessariamente serão esquecidos, e, sim, transferidos em um
segundo plano do nosso celebro para aproveitamento na prática futuramente. O
mestre tem em seus atributos uma auto disciplina memorial no discursivo de
pronunciar as matérias, mediante a sua experiência de formular turmas, bem,
como, tomar para sí próprio a responsabilidade total sobre o aluno.
João (O amado de DEUS)
Também era de Betsaida e trabalhava com seu irmão Pedro na
pesca, a princípio como não poderia ser diferente era de espírito exaltado e
indisciplinado uma característica típica de sues familiares. Era um dos
discípulos mais chegados ao Mestre. Trabalhou pregando em Jerusalém e terminou
seu ministério em Efésio e Ásia menor. Escreveu o evangelho e as epístolas que
levam seu nome, e também o Apocalipse. Foi um dos últimos apóstolos a morreu e
de morte natural, provavelmente com 100 anos de idade, o único que não foi
martirizado.
Ainda sem a certeza de quem era sua mãe,
contudo alguns eruditos especulam que era Salomé, e ele mesmo com ousadia
assistiu a crucificação de Jesus (Mc 15.40). Portanto podemos concluir que
Salomé era irmã da mãe de Jesus, logo, João pode ter sido primo de Jesus.
Lembramos da passagem bíblica que está escrito que Jesus ordenou-lhes que se
fizessem ao largo e lançassem as redes. arrastaram um enorme quantidade de
peixes - milagre que os convenceram do poder do messias. Todos os Evangelhos
mencionavam a João depois de seu irmão Tiago na maioria das vezes, parece, Tiago
era o porta-voz dos dois irmãos. Paulo menciona a João entre os apóstolos em
Jerusalém, mas o faz colocando o seu nome no fim da lista (Gl 2.9). Muitas vezes
João deixou transparecer suas emoções nas conversas com Jesus. Certa ocasião ele
ficou transtornado porque alguém mais estava servindo em nome de Jesus. "E nós
lho proibimos", disse ele a Jesus, "porque não seguia conosco" (Mc 9.38). Jesus
replicou: "Não lho proibais... pois quem não é contra a nós, é por nós" (Mc
9.39,40). Noutra ocasião, ambiciosos, Tiago e João sugeriram que lhes fosse
permitido assentar-se à esquerda e à direita de Jesus na sua glória. Esta idéia
os indispôs com os outros discípulos (Mc 10.35-41).
Mas a ousadia de João
foi-lhe vantajosa na hora da morte e da ressurreição de Jesus. Jo 18.15 diz que
João era " conhecido do sumo sacerdote". Isto o tornaria facilmente vulnerável
à prisão quando os aguardas do sumo sacerdote prenderam a Jesus. Não obstante,
João foi o único apóstolo que se atreveu a permanecer ao pé da cruz, e Jesus
entregou-lhe sua mãe aos seus cuidados (Jo 19.26-27). Ao ouvirem os discípulos
que o corpo de Jesus já não estava no túmulo, João correu na frente dos outros e
chegou primeiro ao sepulcro. Contudo, ele deixou que Pedro entrasse antes dele
na câmara de sepultamento (Jo 20.1-4,8). Se João escreveu, deveras, o quarto
Evangelhos, as cartas de João e o Apocalipse, ele escreveu mais texto do NT do
que qualquer dos demais apóstolos. Não temos motivo para duvidar de que esses
livros não são de sua autoria.
Diz a tradição que ele cuidou da mãe de
Jesus enquanto pastoreou a congregação em Éfeso, e que ela morreu ali. Preso,
foi levado a Roma e exilado na Ilha de Patmos. Acredita-se que ele viveu até
avançada idade, e seu corpo foi devolvido a Éfeso para sepultamento
Judas - Não o Iscariotes
Nascido na Galiléia, a sua profissão
também é desconhecida; Era bastante temeroso e um pouco incrédulo; Escreveu a
epístola que leva o seu nome, pregou em Edessa na Síria, na Arábia e na
Mesopotâmia; Morreu martirizado na Pérsia. João refere-se a um dos discípulos
como "Judas, não o Iscariotes" (Jo 14.22). Não é fácil determinar a identidade
desse homem. O NT refere-se a diversos homens com o nome de Judas - Judas
Iscariotes; Judas, irmão de Jesus (Mt 13.55; Mc 6.3); Judas, o galileu (At 5.37)
e Judas, não o Iscariotes. Evidentemente, João desejava evitar confusão quando
se referia a esse homem, especialmente porque o outro discípulo chamado Judas
não gozava de boa fama. Mateus e Marcos referem-se a esse homem como Tadeu (Mt
10.3; Mc 3.18). Lucas o menciona como "Judas, filho de Tiago" (Lc 6.16; At
1.13).
Não sabemos ao certo quem era o pai de Tadeu. O Historiador Eusébio
diz que Jesus uma vez enviou esse discípulo ao rei Abgar da Mesopotâmia a fim de
orar pela sua cura. Segundo essa história, Judas foi a Abgar depois da ascensão
de Jesus, e permaneceu para pregar em várias cidades da Mesopotâmia. Diz outra
tradição que esse discípulo foi assassinado por mágicos na cidade de Suanir, na
Pérsia. O mataram a pauladas e pedradas.
Judas Iscariotes (Tesoureiro/traídor)
Nasceu na Judéia,
provavelmente em Queriote-Hesrom; Sua profissão é desconhecida, mas é provável
que tivesse uma formação administrativa, que fez com que exercesse o cargo de
tesoureiro do grupo; Era egoísta, ambicioso e possuía um espírito egocêntrico;
Suicidou-se após ter traído Jesus. Todos os Evangelhos colocam Judas Iscariotes
no fim da lista dos discípulos de Jesus. Sem dúvida alguma isso reflete a má
fama de Judas como traidor de Jesus.
A Palavra aramaica Iscariotes
literalmente significa "homem de Queriote". Queriote era uma cidade próxima a
Hebrom (Js 15.25). Contudo, João diz-nos que Judas era filho de Simão (Jo 6.71).
Se Judas era, de fato, natural desta cidade, dentre os discípulos, ele era o
único procedente da Judéia. Os habitantes da Judéia desprezavam o povo da
Galiléia como rudes colonizadores de fronteira. Essa atitude pode ter alienado
Judas Iscariotes dos demais discípulos. Os Evangelhos não nos dizem exatamente
quando Jesus chamou Judas pra juntar-se ao grupo de seus seguidores. Talvez
tenha sido nos primeiros dias, quando Jesus chamou tantos outros (Mt 4.18-22).
Judas funcionava como tesoureiro dos discípulos, e pelo menos em uma ocasião ele
manifestou uma atitude sovina para com o trabalho. Foi quando uma mulher por
nome Maria derramou ungüento precioso sobre os pés de Jesus. Judas reclamou:
"Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários, e não se deu aos
pobres?" (Jo 12.5). No versículo seguinte João comenta que Judas disse isto "não
porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão."
Enquanto os
discípulos participavam de sua última refeição com Jesus, o Senhor revelou saber
que estava prestes a ser traído e indicou Judas como o criminoso. Disse ele a
Judas: "O que pretendes fazer, faze-o depressa" (Jo 13.27). Todavia, os demais
discípulos não suspeitavam do que Judas estava prestes a fazer. João relata que
"como Judas era quem trazia a bolsa, pensaram alguns que Jesus lhe dissera:
Compra o que precisamos para a festa da Páscoa..." (Jo 13.28-29). Judas traiu o
Senhor Jesus, influenciado ou inspirado pelo maligno ( Lc 22.3; Jo 13.27).
Tocado pelo remorso, Judas procurou devolver o dinheiro aos captores de Jesus e
enforcou-se. (Mt 27.5)
Mateus
Era de Cafarnaum, onde trabalhava como cobrador de impostos
(publicano). Podemos observar sua humildade quando seu nome aparece na lista dos
Apóstolos após Tomé (Mt 10:3), em outras listas aparece antes de Tomé. O fato de
ter abandonado a sua profissão que apesar de ser mui desprezada, também,
demonstrava sua humildade. Recebeu poderes apostólicos de milagres e sinais.
Esteve no cenáculo em Jerusalém (At 1:13 e 14) após a ascensão de Jesus ao céu.
Escreveu o evangelho que leva o seu nome. Ao que se presume trabalhou em prol do
evangelho na Judéia, no Egito, na Etiópia e na Pártia. A igreja ocidental o
alista entre os mártires. Nos tempos de Jesus, o governo romano coletava
diversos impostos do povo palestino. Pedágios pra transportar mercadorias por
terra ou por mar eram recolhidos por coletores particulares, os quais pagavam
uma taxa ao governo romano pelo direito de avaliar esses tributos. Os cobradores
de impostos auferiam lucros cobrando um imposto mais alto do que a lei permitia.
Os coletores licenciados muitas vezes contratavam oficiais de menor categoria,
chamados de publicanos, para efetuar o verdadeiro trabalho de coletar. Os
publicanos recebiam seus próprios salários cobrando uma fração a mais do que seu
empregador exigia. O discípulo Mateus era um desses publicanos; ele coletava
pedágio na estrada entre Damasco e Aco; sua tenda estava localizada fora da
cidade de Cafarnaum, o que lhe dava a oportunidade de, também, cobrar impostos
dos pescadores.
Normalmente um publicano cobrava 5% do preço da compra de
artigos normais de comércio, e até 12,5% sobre artigos de luxo. Mateus cobrava
impostos também dos pescadores que trabalhavam no mar da Galiléia e dos
barqueiros que traziam suas mercadorias das cidades situadas no outro lado do
lago.
O judeus consideravam impuro o dinheiro dos cobradores de impostos,
por isso nunca pediam troco. Se um judeu não tinha a quantia exata que o coletor
exigia, ele emprestava-o a um amigo. Os judeus desprezavam os publicanos como
agentes do odiado império romano e do rei títere judeu. Não era permitido aos
publicanos prestar depoimento no tribunal, e não podiam pagar o dízimo de seu
dinheiro ao templo. Um bom judeu não se associaria com publicanos (Mt 9.10-13).
Mas os judeus dividiam os cobradores de impostos em duas classes. a primeira era
a dos gabbai, que lançavam impostos gerais sobre a agricultura e arrecadavam do
povo impostos de recenseamento. O Segundo grupo compunha-se dos mokhsa era
judeus, daí serem eles desprezados como traidores do seu próprio povo. Mateus
pertencia a esta classe.
O Evangelho de Mateus diz-nos que Jesus se
aproximou deste improvável discípulo quando ele esta sentado em sua coletoria.
Jesus simplesmente ordenou a Mateus: "Segue-me!" Ele deixou o trabalho pra
seguir o Mestre (Mt 9.9). Evidentemente, Mateus era um homem rico, porque ele
deu um banquete em sua própria casa. "E numerosos publicanos e outros estavam
com eles à mesa" (Lc 5.29). O simples fato de Mateus possuir casa própria indica
que era mais rico do que o publicano típico. Por causa da natureza de seu
trabalho, temos certeza que Mateus sabia ler e escrever. Os documentos de
papiro, relacionados com impostos, datados de cerca de 100 dC, indicam que os
publicanos eram muito eficientes em matéria de cálculos.
Mateus pode ter
tido algum grau de parentesco com o discípulo Tiago, visto que se diz de cada um
deles ser "filho de Alfeu" (Mt 10.3; Mc 2.14). Às vezes Lucas usa o nome Levi
para referir-se a Mateus (Lc 5.27-29). Daí alguns estudiosos crerem que o nome
de Mateus era Levi antes de se decidir-se a seguir a Jesus, e que Jesus lhe deu
um novo nome, que significa "dádiva de Deus". Outros sugerem que Mateus era
membro da tribo sacerdotal de Levi. De todos os evangelhos, o de Mateus tem
sido, provavelmente, o de maior influência. A literatura cristã do segundo
século faz mais citações do Evangelho de Mateus do que de qualquer outro. Os
pais da igreja colocaram o Evangelho de Mateus no começo do cânon do NT
provavelmente por causa do significado que lhes atribuíam. O relato de Mateus
desta a Jesus como o cumprimento das profecias do AT. Acentua que Jesus era o
Messias prometido. Não sabemos o que aconteceu com Mateus depois do dia de
Pentecostes. Uma informação fornecida por John Foxe, declara que ele passou seus
últimos anos pregando na Pártia e na Etiópia e que foi martirizado na cidade
Nadabá em 60 dC. Não podemos julgar se esta informação é digna de
confiança.
Simão Pedro (Pescador com temperamento forte)
Nasceu em Betsaida, mas residia em Cafarnaum, na Galiléia; Era pescador de profissão;Foi o primeiro líder da igreja cristã. Escreveu as epístolas que levam seu nome; Tinha pouco estudo, impulsivo, amoroso, tímido, explosivo e entendia com dificuldade os ensinamentos; Morreu em Roma, crucificado de cabeça para baixo; Era um homem de contrastes. Em Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou: "Mas vós, quem dizeis que eu sou?" Ele respondeu de imediato: "Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo" (Mt 16.15-16). Alguns versículos adiante, lemos: "E Pedro chamando-o à parte, começou a reprová-lo..." Era característico de Pedro passar de um extremo ao outro. Ao tentar Jesus lavar-lhe os pés no cenáculo, o imoderado discípulo exclamou: "Nunca me lavarás os pés." Jesus, porém, insistiu e Pedro disse: "Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça" (Jo 13.8,9).
Na última noite que passaram juntos, ele disse a Jesus: "Ainda que todos se escandalizem, eu jamais!" (Mc 14.29). Entretanto, dentro de poucas horas, ele não somente negou a Jesus mas praguejou (Mc 14.71).
Este temperamento volátil, imprevisível, muitas vezes deixou Pedro em dificuldades. Mas, o Espírito Santo o moldaria num líder, dinâmico, da igreja primitiva, um "homem-rocha" (Pedro significa "rocha") em todo o sentido. Os escritores do NT usaram quatro nomes diferentes com referência a Pedro. Um é o nome hebraico Simeon (At 15.14), que pode significar "ouvir". O Segundo era Simão, a forma grega de Simeon. O terceiro nome era Cefas palavra aramaica que significa "rocha". O quarto nome era Pedro, palavra grega que significa "Pedra" ou "rocha"; os escritores do NT se referem ao discípulo com estes nomes mais vezes do que os outros três.
Quando Jesus encontrou este homem pela primeira vez, ele disse: "Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas" (Jo 1.42). Pedro e seu irmão André eram pescadores no mar da Galiléia (Mt 4.18; Mc 1.16). Ele falava com sotaque galileu, e seus maneirismos identificavam-no como um nativo inculto da fronteira da galiléia (Mc 14.70). Foi levado a Jesus pelo seu irmão André. (Jo 1.40-42). Enquanto Jesus pendia na cruz, Pedro estava provavelmente entre o grupo da Galiléia que "permaneceram a contemplar de longe estas coisas" (Lc 23.49). Em 1Pe 5.1, ele escreveu: "...eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo..."
Pedro encabeça a lista dos apóstolo em cada um dos relatos dos Evangelhos, o que sugere que os escritores do NT o consideravam o mais importante dos doze. Ele não escreveu tanto como João ou Mateus, mas emergiu como o líder mais influente da igreja primitiva. Embora 120 seguidores de Jesus tenha recebido o ES no dia do Pentecoste, a Bíblia registra as palavras de Pedro (At 2.14-40). Ele sugeriu que os apóstolos procurassem um substituto para Judas Iscariotes (At 1.22). Ele e João foram os primeiros a realizar um milagre depois do Pentecoste, curando um paralítico na Porta Formosa (At 3.1-11). O livro de Atos acentua as viagens de Paulo, mas Pedro também viajou extensamente. Ele visitou Antioquia (Gl 2.11), Corinto (2Co 1.12) e talvez Roma. Pedro sentiu-se livre para servir aos gentios (At 10), mas ele é mais bem conhecido como o apóstolo dos judeus (Gl 2.8). À medida que Paulo assumir um papel mais ativo na obra da igreja e à medida que os judeus se tornavam mais hostis ao Cristianismo, Pedro foi relegado a segundo plano na narrativa do NT.
A tradição diz que a Basílica de São Pedro em Roma está edificada sobre o local onde ele foi sepultado. Escavações modernas sob a antiga igreja exibem um cemitério romano muito antigo e alguns túmulos usados apressadamente para sepultamentos cristãos. Uma leitura cuidadosa dos Evangelhos e do primitivo segmento de Atos tenderia a apoiar a tradição de que Pedro foi figura preeminente da igreja primitiva.
Simão Zelote (Zeloso/Seita judaica)
Originário da Galiléia, a sua profissão está também entre as desconhecidas; Era uma pessoa zelosa e cuidadosa em sua vida e ministério; Pregou o evangelho na Pérsia; Morreu crucificado. Mateus refere-se a um discípulo chamado "Simão, o Cananeu", enquanto Lucas e o livro de Atos referem-se a "Simão, o Zelote". esses nomes referem-se à mesma pessoa. Zelote é uma palavra grega que significa "zeloso"; "cananeu" é transliteração da palavra aramaica kannaah, que também significa "zeloso"; parece, pois, que este discípulo pertencia à seita judaica conhecida como zelotes. A Bíblia não indica quando Simão, foi convidado para unir-se aos apóstolos. Diz a tradição que Jesus o chamou ao mesmo tempo em que chamou André e Pedro, Tiago e João, Judas Iscariotes e Tadeu (Mt 4.18-22).
Temos diversos relatos conflitantes acerca do ministério posterior deste homem e não é possível chegar a uma conclusão.
Filipe
Nascido em Betsaida, provavelmente exercia a profissão de pescador; Possuía uma personalidade tímida e inicialmente um pouco incrédulo; Teve um brilhante ministério na Ásia Menor, trabalhou também na Frigia; Foi sepultado em Hierápolis, desconhece-se, porém, o motivo de sua morte, provavelmente foi um mártir. O Evangelho de João é o único a dar-nos qualquer informação por menorizada acerca do discípulos chamado Filipe. Jesus encontrou-se com ele pela primeira vez em Betânia, do outro lado do Jordão (Jo 1.28). É interessante notar que Jesus chamou a Filipe individualmente enquanto chamou a maioria dos outros em pares. Filipe apresentou Natanael a Jesus (Jo 1.45-51), e Jesus também chamou a Natanael (ou Bartolomeu) para seguí-lo.
Ao se reunirem 5 mil pessoas para ouvir a Jesus, Filipe perguntou ao Seu Senhor como alimentariam a multidão. "Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço", disse ele (Jo 6.7). Noutra ocasião, um grupo de gregos dirigiu-se a Filipe e pediu-lhe que o apresentasse a Jesus. Filipe solicitou a ajuda de André e juntos levaram os homens para conhecê-lo (Jo 12.20-22). Enquanto os discípulos tomavam a última refeição com Jesus, Filipe disse: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta" (Jo 14.8). Jesus respondeu que nele eles já tinham visto o Pai. Esses três breves lampejos são tudo o que vemos acerca de Filipe. A igreja tem preservado muitas tradições a respeito de seu último ministério e morte. Segundo algumas delas, ele pregou na França; outras dizem que ele pregou no sul da Rússia, na Ásia Menor, ou até na Índia. Nada de concreto portanto.
Tomé (Gêmeos)
Originário da Galiléia, onde era pescador por
profissão; Foi uma pessoa determinada, mas no momento propício não creu na
ressurreição de Jesus; Trabalhou pregando o evangelho na Síria, na Pártia, na
Pérsia e na Índia; Sobre sua morte há duas versões, uma diz que foi traspassado
por uma flecha enquanto orava, e a outra, é de que foi torturado próximo a
Madras. O Evangelho de João dá-nos um quadro mais completo do discípulo chamado
Tomé do que o que recebemos dos Sinóticos ou do livro de Atos. João diz-nos que
ele também era chamado Dídimo (Jo 20.24). A palavra grega para "gêmeos" assim
como a palavra hebraica thom significa "gêmeo". A Vulgata Latina empregava
Dídimo como nome próprio.
Não sabemos quem pode ter sido Tomé, nem sabemos
coisa alguma a respeito do passado de sua família ou de como ele foi convidado
para unir-se ao Senhor. Sabemos, contudo, que ele juntou-se a seis outros
discípulos que voltaram aos barcos de pesca depois que Jesus foi crucificado (Jo
21.2-3). Isso sugere que ele pode ter aprendido a profissão de pescador quando
jovem. Diz a tradição que Tomé finalmente tornou-se missionário na Índia.
Afirma-se que ele foi martirizado ali e sepultado em Mylapore, hoje subúrbio de
Madrasta. Seu nome é lembrado pelo próprio título da igreja Martoma ou "Mestre
Tome".
Matias - Substituto de Judas Iscariotes
Após a morte de Judas,
Pedro propôs que os discípulos escolhessem alguém para substituir o traidor. O
discurso de Pedro esboçava certas qualificações para o novo apóstolo ( At
1.15-22). O apóstolo tinha de conhecer a Jesus "começando no batismo de João,
até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas". Tinha de ser também,
"testemunha conosco de sua ressurreição" (At 1.22).
Os apóstolos encontraram
dois homens que satisfaziam as qualificações: José, cognominado Justo, e Matias
(At 1.23). Lançaram sortes para decidir a questão e a sorte recaiu sobre Matias.
O nome Matias é uma variante do hebraico Matatias, que significa "dom de
Deus". Infelizmente, a Bíblia nada diz a respeito do ministério de Matias.
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Olá pessoal, espero que vocês tenha gostado da postagem. Antes de tudo desejo a todos que o Eterno Pai vos abençoem abundantemente. Deixem os comentários que eu logo responderei com toda certeza, um forte abraço e shalom.